Educação Bloco a Bloco

Uso do jogo Minecraft, popular com crianças e jovens, como ambiente virtual de aprendizagem lúdica. Projeto compatível com diversas matérias escolares.

Características:


2

Semanas de Duração

3

Horas de Capacitação com Professores


4

Horas de Atividades com Alunos


O que é Minecraft?


Minecraft é um jogo digital de mundo aberto que permite a construção usando blocos dos quais o mundo é feito. Estes blocos podem ser removidos e reutilizados para criar diferentes obras e ferramentas. Além da mecânica de mineração e coleta de recursos para construção, há no jogo um aspecto de sobrevivência e exploração. O jogo não possui objetivos pré determinados, o educador pode então fazer de seus objetivos educacionais, objetivos lúdicos.

Fonte: canal TeamMojang
Não esqueça de ativar as legendas em português. Fonte: PBS Idea Channel

Capacitação com os Professores:


Aula de capacitação de professores para que compreendam o potencial educacional do jogo e sejam capazes de replicar o projeto com seus alunos após término do projeto. Professores aprendem a utilizar as ferramentas básicas do jogo e explorar exemplos do uso do jogo como ambiente virtual de aprendizagem lúdica.


Atividades com os Alunos:



Ao longo de 5 dias os alunos são introduzidos ao jogo e participam de atividades lúdico-educacionais no mundo de Minecraft, além de criarem trabalhos escolares com base em sua experiência para que demonstrem o conhecimento adquirido ao longo do projeto. As atividades do projeto são elaboradas à partir do conteúdo selecionado pelos professores da instituição e tem como objetivo promover interesse pela matéria e complementar o trabalho sendo feito em aula.


Fonte: Canal FinalQuest no Youtube

Ferramentas de avaliação:


O projeto demonstra resultados concretos, com diversas formas de avaliação qualitativas e quantitativas para garantir satisfação com os resultados apresentados:


  • Fotos e vídeos dos alunos ao longo do projeto
  • Vídeo depoimento dos participantes relatando a experiência e resultados.
  • Gravações das atividades lúdicas dentro do próprio jogo.
  • Obras criadas pelos participantes servindo como objeto de avaliação.
  • Dados e estatísticas sobre o uso de Minecraft.

Personalize seu projeto: