Minecraft em aula – Exemplos práticos!

Programação na sala de aula
09/05/2016
Jogos para cegos: Apoiando a inclusão
09/19/2016
Show all

Minecraft em aula – Exemplos práticos!

Minecraft é ainda hoje o jogo indie de maior sucesso na história, porém um aspecto que ganhou atenção inesperada nos últimos anos é seu potencial enquanto ferramenta de aprendizagem. O projeto Minecraft Edu, criado por Joel Levin em 2011, introduziu algumas das aplicações mais sofisticadas de Minecraft em sala de aula.
Um dos primeiros projetos disponibilizados foi uma reprodução de célula animal para aulas de ciências, criação do professor Stephen Elford. O professor postou vídeos no YouTube onde ele utiliza o mundo que criou em Minecraft para que os alunos visualizem tridimensionalmente os elementos que formam uma célula animal e compreendam melhor as funções de cada estrutura que a compõe.
Outro projeto do professor Stephen Elford que merece destaque é o mundo que criou para ensinar mapas de curvas de nível, matéria de geografia. Para facilitar sua compreensão, alunos devem utilizar blocos coloridos no contorno de vários níveis de uma montanha e visualizar o resultado final ao observar a montanha por cima, resultando em uma imagem similar à presente em suas apostilas.
Um dos projetos mais ambiciosos já feitos em Minecraft, utilizando o conceito de portas lógicas, foi a construção de um gigantesco computador capaz de processar texto, contas matemáticas e manipular características do mundo de Minecraft. Através de redstones, comparadores, repetidores, sensores de luz e pressão, o criador do mapa demonstra a lógica matemática por trás do funcionamento de computadores.
Entre as aplicações educacionais para Minecraft, o que mais se destaca é possivelmente as centenas de reproduções de monumentos históricos e espaços culturais feitos por jogadores e distribuídos gratuitamente na internet. Professores podem fazer excursões virtuais com seus alunos através de reproduções em escala real de espaços como as sete maravilhas do mundo, Basílica de São Pedro, Torre Eiffel e muitos outros.
Minecraft pode ser utilizado por diversas matérias e temas, incluindo religião. Contextualizando passagens e ambientes bíblicos, professores de religião podem trabalhar mais facilmente com crianças e jovens. Entre as ferramentas disponíveis para professores de religião podemos encontrar vídeos de passagens religiosas, reproduções da Basílica de São Pedro, reprodução de Meca e até mesmo livros que utilizam Minecraft para contextualizar valores religiosos para crianças e jovens.
Há literalmente centenas de mundos educacionais criados por professores e jogadores de Minecraft, distribuídos gratuitamente na internet. A biblioteca de mundos de Minecraft Edu é um dos locais onde professores interessados podem encontrar diversos planos de aula e mundos educacionais para começar a utilizar essa ferramenta lúdica e de potencial educacional quase ilimitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *