Scribblenauts

O poder das palavras.

20 Horas de projeto

10 Horas de capacitação de Professores


10 Horas de atividades com os alunos

+2 horas para cada professor interessado em aplicação em sala de aula


O que é Scribblenauts?


Scribblenauts é um jogo digital de quebra-cabeça e ação. O objetivo de Scribblenauts, como indica o subtítulo Write Anything. Solve Everything. (Escreva o que quiser. Solucione tudo), é completar quebra-cabeças com a ajuda de qualquer objeto que venha à cabeça, desde que ele esteja disponível em um banco de dados de dezenas de milhares de palavras.

A vantagem desse sistema de jogo é a possibilidade de resolver um problema de várias maneiras diferentes, inexistente na maioria dos jogos do gênero.

O jogo apresenta ao jogador um caderno que tudo que se escreve nele surge no mundo do jogo, além disso é possivel adicionar caracteristicas, comportamento e efeitos a esses objetos. A diversão está em nunca repetir o mesmo objeto mesmo que seja o mesmo problema.



Tinta magnética para mural, técnica proposta para o trabalho em grupo. Fonte: Canal Manual do Mundo (Youtube)

Atividades com os alunos:


Com foco no desenvolvimento de criatividade, habilidades cognitivas e interpessoais, o projeto utiliza desafios lúdicos simples. O projeto também conta com um trabalho em grupo desenvolvido para que os alunos criem seus próprios quebra cabeças e desafiem os colegas à solucioná-los.

Scribblenauts possui mais de 200 quebra-cabeças, com várias formas de resolver cada um. O jogador deve encontrar três soluções distintas para cada quebra cabeça, utilizando novas palavras em cada tentativa.

No trabalho em grupo os alunos criam um cartaz interativo, utilizando cartolina pintada com tinta magnetica e imãs. Esse cartaz funciona como um quebra cabeça do jogo Scribblenauts e os objetos para solucionar o desafio são fixados nele com imãs.


Capacitação com os professores:


A capacitação com os professores visa identificar o potencial do jogo Scribblenauts como ferramenta educacional, para isso são realizados 5 dias de atividades:

  • Dia 1: Por quê utilizar jogos na escola? Explicando o Scribblenauts.
  • Dia 2: Como se joga Scribblenauts? Reconhecimento de estrategias.
  • Dia 3: Analisando dados dos Alunos.
  • Dia 4: Aproximando propostas de ensino
  • Dia 5: Demonstração: como aplicar os novos projetos.

Por quê realizar um projeto com Scribblenauts?



  • Auxiliar trabalho de alfabetização e desenvolvimento de competências do século 21, particularmente habilidades interpessoais e cognitivas.
  • Projeto não disruptivo. Possível integração do jogo Scribblenauts como ferramenta para auxiliar planos de aula em fase de implementação.
  • Resultado da atividade com os alunos como ponto de partida para capacitação docente.
  • Assistência ao professor para diminuir o receio de não conseguir lidar com tecnologia ou guiar os alunos sem alcançar os objetivos educacionais pré establecidos.